Projeto Interdisciplinar Virtual

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Blog desenvolvido para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 - UAb/UnB Professor José Alves Maia Teixeira Neto Centro de apoio virtual ao projeto interdisciplinar da disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 Discente:Rosângela Zardini Shinohara

Arquivo do blog

domingo, 20 de maio de 2012

ARTE E HISTÓRIA - MODERNISMO -TARSILA DO AMARAL



            A arte tem seu potencial desvendado através da história da humanidade e por meio desse potencial que a história traduz o campo artístico a ela agregado nos revela valores, crenças e modos de agir de um povo. Ao detectar um conjunto de evidências perceptíveis na obra, o intérprete da arte se esforça na tarefa de relacionar estes vestígios com algum traço do período em que foi concebida. A partir dessa ação, a arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra, reconhecendo que os seus trabalhos não só refletem o tempo em que viveu, mas também demonstra a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu tempo. 
A História do Modernismo e a pintora Tarsila do Amaral terão destaques especiais como exemplos do tema solicitado. Com a Introdução da Arte Moderna no Brasil, o rompimento com os temas tradicionais da Arte Acadêmica, a concentração nas questões formais e o abandono da proposta de reproduzir a realidade, resulta em pesquisas estéticas e filosóficas que levam ao surgimento de vários movimentos ou correntes artísticas – os “ismos” da arte.
A Arte Moderna introduziu no Brasil a liberdade de criação e expressão. Com isso, os artistas saem dos seus ateliês para pintar o mundo ao ar livre produzindo uma arte onde os temas do cotidiano  da época  são desenvolvidos com a valorização dos elementos visuais (cor, luz, ponto, linha, plano), livre uso do espaço, de figuras sem formas, cubos e cenas sem lógica,  assimilando  tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas européias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial de forma seletiva, arranjando elementos artísticos de modo a ajustá-los às singularidades culturais brasileiras.
  O escritor Oswald de Andrade e a artista plástica Tarsila do Amaral publicam em 1924 o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que enfatiza a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade européia. Em 1928 levam ao extremo essas idéias com o Manifesto Antropofágico, que propõe "devorar" influências estrangeiras para impor o caráter brasileiro à arte e à literatura.
 A Antropofagia propunha a digestão de influências estrangeiras, como no ritual canibal (em que se devora o inimigo com a crença de poder-se absorver suas qualidades), para que a arte nacional ganhasse uma feição mais brasileira. Tarsila do Amaral foi a representante do movimento Pau-Brasil que, subdividido nas fases construtivo, exótico e metafísico, representa o cúmulo da brasilidade, traduzida não somente em seus temas humanos e nacionais, como também nas cores vivas até então rejeitadas por uma academia retrógrada e passadista.    
Ao refletir por que escolher Tarsila do Amaral para o tema histórico Modernismo, ainda que não tenha participado efetivamente da Semana de Arte Moderna de São Paulo ela foi responsável pela criação de uma nova linguagem para a pintura brasileira. Segundo Mário de Andrade, podemos afirmar que, da história da nossa pintura, Tarsila foi a primeira que conseguiu realizar uma obra de realidade nacional, representar um país-aquarela na inspiração de seus trabalhos que versa temas nacionais, os tons coloridos e intensos presentes em suas obras, ao que essas obras nos remetem, a mulher que se sobressaiu artisticamente conseguindo se expressar de forma tão especial.
            Enfim, a História é a apresentação, sob forma de narrativa ou de exposição sistemática, dos acontecimentos de qualquer natureza, ocorridos no passado e através dela podemos perceber os laços entre os processos históricos e sociais de um período e as produções artísticas a ele associadas próprias de cada povo e que, na verdade, explicam sua evolução e sua influência. 
           


Sites pesquisados

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABd40AA/apreciacao-obra-arte
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1286
http://www.brasilescola.com/artes/a-arte-na-historia.htm
file:///C:/Documents%20and%20Settings/filipe/Desktop/O%20Texto%20e%20o%20Contexto%20na%20Vida%20e%20Obra%20de%20Tarsila%20do%20Amaral.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário