Projeto Interdisciplinar Virtual

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Blog desenvolvido para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 - UAb/UnB Professor José Alves Maia Teixeira Neto Centro de apoio virtual ao projeto interdisciplinar da disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 Discente:Rosângela Zardini Shinohara

Arquivo do blog

domingo, 3 de junho de 2012

ARTE E HISTORIA NA VIDA DE TARSILA E O MODERNISMO


                                       









Título e autoria
Arte e História na vida de Tarsila e o Modernismo
Discente: Rosângela Zardini Shinohara Matrícula: 09/0053702




Introdução
         O presente trabalho descreve a importância da História na arte ao abordar sobre a vidde Tarsila e o Modernismo. Pretende-se com o projeto apresentar através dos sites disponibilizados a livre expressão que surgiu no Brasil com o Modernismo, tendo em Tarsila do Amaral uma das percussoras  
         A arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra, o período a ela concebido, reconhecendo que os trabalhos de Tarsila do Amaral não só refletem o tempo em que viveu, mas também demonstra a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu tempo ao transmitir a livre expressão que surgiu no Brasil através do Modernismo.
           Assim, história e arte se encontram. A História do Modernismo e da pintora Tarsila do Amaral terão destaques especiais como exemplos do tema solicitado com obras dessa talentosa pintora.
         Através das imagens os alunos terão contato com a história dela e de suas obras e através dessa observação a provocação por parte do professor  de questionamentos  e curiosidades torna-se necessária.

 Desenvolvimento
Visita ao Laboratório de Informática                                                                                                                          Sites disponibilizados para os alunos:

 Através da história temos conhecimentos das ações desenvolvidas pelo homem e os resultados obtidos por meio dessas ações é bem caracterizado com o Modernismo, pois a liberdade de criação e expressão  mudou a história da arte no país.
 Tarsila do Amaral pintou essa época com cores vivas a brasilidade do nosso país. Através do Projeto Interdisciplinar e das visitas a sala de informática os alunos acompanharão a história do Modernismo e de Tarsila do Amaral,  ampliando assim, o repertório das linguagens da arte. 
 A arte é um compromisso histórico cultural que envolve múltiplas linguagens, estas linguagens podem trazer reflexões que questionam os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos. Sintoma de uma insatisfação, cada obra de arte traz embutida uma crítica à própria noção de arte e pode mesmo modificar aquilo que entendemos por arte. (FARIAS, 2002, p. 14).

Objetivos Gerais

Conscientizar e sensibilizar os alunos que a obra de arte tem como testemunho histórico-cultural assinalar aspectos da evolução humana, envolvendo um registro dos sentimentos estéticos da visão do artista, transmitindo assim, uma mensagem diante dos acontecimentos que o envolveram,  Através da internet  e de sites de arte apresentar referencias da pintora Tarsila do Amaral e suas pinturas mostrando a história de um Brasil que buscou o desenvolvimento de sua cultura e tendência e que a arte nacional a partir desse momento ganhou uma feição mais brasileira e de cores vivas.


 Objetivos específicos

          Compreender  a história do Modernismo e da pintora Tarsila do Amaral através de sites disponibilizadona Sala de Informática para que os alunos tenham contato com as leituras de imagens de  obras da pintora Tarsila  do Amaral e o Modernismo.
          Exercitar a livre expressão através das linguagens de arte estudadas, articulando a percepção, a imaginação e a reflexão. (priorizando as linguagens visuais).
         Identificar a possibilidade de variadas interpretações artísticas a respeito dos temas estudados (uma descrição sobre a imagem para que  transmitam suas impressões e debate sobre o tema). 




Público alvo 

       O Projeto se dirige a alunos  da faixa etária de 15/16 anos - Conhecimentos e reflexões quanto à história do Modernismo, entendimento melhor sobre leitura de imagens e a história da pintora Tarsila do Amaral.
Assim, o Projeto de arte deverá garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos, representacionais e expressivos [...] entendemos arte, incorporando ações como ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, descobrir, exprimir, fazer, a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os refletindo, formando, transformando-os. (FUZARI E FERRAZ, 2001, P. 24).
Segundo os PCNS conhecer arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. 


                                                               Conclusão

Para desenvolver o Projeto e os alunos tomarem conhecimento de todas as etapas a visita com a turma a Sala de Informática para acessar os sites propostos como facilitador do ensino/ aprendizagem.
 As experiências visuais e históricas desenvolvidas na sala de Informática trouxeram importantes resultados colaborando com o aluno na construção de um olhar sensível, crítico e questionador para o desenvolvimento da livre expressão que o aluno vai adquirindo.
Ao inserir imagens de pintura de Tarsila do Amaral da Internet e estudar a historia do Modernismo, o computador torna-se um importante  veiculo para aprendizagem e professor deve acompanhar as tecnologias que estão ao seu dispor, deve se aprimorar fazendo cursos regularmente e assim, preparar-se para esse mundo que a cada minuto sofre transformações.
Assim, o Projeto de arte deverá garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos, representacionais e expressivos [...] entendemos arte, incorporando ações como ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, descobrir, exprimir, fazer, a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os refletindo, formando, transformando-os. (FUZARI E FERRAZ, 2001, P. 24). 

 Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizadas;


http://www.tarsiladoamaral.com.br/index.html                                            

http://www.youtube.com/watch?v=QLbMnQLBO4c&feature=related                                                                                   



Material
folha A 4,
lápis HB para o esboço,
lápis de cor, 
recortes de papel ou tecidos
tinta guache, etc. 

Técnicas
Pintura, desenho, colagem
Deverão desenvolver um trabalho artístico de pintura, desenho ou colagem utilizando para a confecção do trabalho a escolha de uma obra de Tarsila do Amaral onde tirará idéias para desenvolver a sua. 
Depois haverá um debate entre a turma e explicação da poética desenvolvida.





Referências  

FERREIRA, Sueli. O ensino das artes construindo caminhos. Campinas: papirus.

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: pluralidade cultural/orientação sexual. Brasília. DF, 1997. V.10.

FUZARI, Maria F. de Resende: FERRAZ Maria Heloísa. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINS, Miriam Celeste: Guerra, Gisa Picosque M. Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: STD, 1998.

MORAES, Ana Lucia De; MACHADO; MONTEIRO, Maria Silvia - 300 propostas em artes visuais. Edições Loyola, 2004. 304 p.


Um comentário: