Título e autoria
Arte e História na vida de Tarsila e o Modernismo
Discente: Rosângela Zardini Shinohara Matrícula: 09/0053702
Introdução
O presente trabalho descreve a importância da História na arte ao abordar sobre a vidde Tarsila e o Modernismo. Pretende-se com o projeto apresentar através dos sites disponibilizados a livre expressão que surgiu no Brasil com o Modernismo, tendo em Tarsila do Amaral uma das percussoras
A arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra, o período a ela concebido, reconhecendo que os trabalhos de Tarsila do Amaral não só refletem o tempo em que viveu, mas também demonstra a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu tempo ao transmitir a livre expressão que surgiu no Brasil através do Modernismo.
A arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra, o período a ela concebido, reconhecendo que os trabalhos de Tarsila do Amaral não só refletem o tempo em que viveu, mas também demonstra a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu tempo ao transmitir a livre expressão que surgiu no Brasil através do Modernismo.
Assim, história e arte se encontram. A História do Modernismo e da pintora Tarsila do Amaral terão destaques especiais como exemplos do tema solicitado com obras dessa talentosa pintora.
Através das imagens os alunos terão contato com a história dela e de suas obras e através dessa observação a provocação por parte do professor de questionamentos e curiosidades torna-se necessária.
Desenvolvimento
Visita ao Laboratório de Informática Sites disponibilizados para os alunos:
Através da história temos conhecimentos das ações desenvolvidas pelo homem e os resultados obtidos por meio dessas ações é bem caracterizado com o Modernismo, pois a liberdade de criação e expressão mudou a história da arte no país.
Tarsila do Amaral pintou essa época com cores vivas a brasilidade do nosso país. Através do Projeto Interdisciplinar e das visitas a sala de informática os alunos acompanharão a história do Modernismo e de Tarsila do Amaral, ampliando assim, o repertório das linguagens da arte.
Tarsila do Amaral pintou essa época com cores vivas a brasilidade do nosso país. Através do Projeto Interdisciplinar e das visitas a sala de informática os alunos acompanharão a história do Modernismo e de Tarsila do Amaral, ampliando assim, o repertório das linguagens da arte.
A arte é um compromisso histórico cultural que envolve múltiplas linguagens, estas linguagens podem trazer reflexões que questionam os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos. Sintoma de uma insatisfação, cada obra de arte traz embutida uma crítica à própria noção de arte e pode mesmo modificar aquilo que entendemos por arte. (FARIAS, 2002, p. 14).
Objetivos Gerais
Conscientizar e sensibilizar os alunos que a obra de arte tem como testemunho histórico-cultural assinalar aspectos da evolução humana, envolvendo um registro dos sentimentos estéticos da visão do artista, transmitindo assim, uma mensagem diante dos acontecimentos que o envolveram, Através da internet e de sites de arte apresentar referencias da pintora Tarsila do Amaral e suas pinturas mostrando a história de um Brasil que buscou o desenvolvimento de sua cultura e tendência e que a arte nacional a partir desse momento ganhou uma feição mais brasileira e de cores vivas.
Objetivos específicos
Compreender a história do Modernismo e da pintora Tarsila do Amaral através de sites disponibilizadona Sala de Informática para que os alunos tenham contato com as leituras de imagens de obras da pintora Tarsila do Amaral e o Modernismo.
Exercitar a livre expressão através das linguagens de arte estudadas, articulando a percepção, a imaginação e a reflexão. (priorizando as linguagens visuais).
Exercitar a livre expressão através das linguagens de arte estudadas, articulando a percepção, a imaginação e a reflexão. (priorizando as linguagens visuais).
Identificar a possibilidade de variadas interpretações artísticas a respeito dos temas estudados (uma descrição sobre a imagem para que transmitam suas impressões e debate sobre o tema).
Público alvo
O Projeto se dirige a alunos da faixa etária de 15/16 anos - Conhecimentos e reflexões quanto à história do Modernismo, entendimento melhor sobre leitura de imagens e a história da pintora Tarsila do Amaral.
Assim, o Projeto de arte deverá garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos, representacionais e expressivos [...] entendemos arte, incorporando ações como ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, descobrir, exprimir, fazer, a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os refletindo, formando, transformando-os. (FUZARI E FERRAZ, 2001, P. 24).
Segundo os PCNS conhecer arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão.
Conclusão
Para desenvolver o Projeto e os alunos tomarem conhecimento de todas as etapas a visita com a turma a Sala de Informática para acessar os sites propostos como facilitador do ensino/ aprendizagem.
As experiências visuais e históricas desenvolvidas na sala de Informática trouxeram importantes resultados colaborando com o aluno na construção de um olhar sensível, crítico e questionador para o desenvolvimento da livre expressão que o aluno vai adquirindo.
Ao inserir imagens de pintura de Tarsila do Amaral da Internet e estudar a historia do Modernismo, o computador torna-se um importante veiculo para aprendizagem e professor deve acompanhar as tecnologias que estão ao seu dispor, deve se aprimorar fazendo cursos regularmente e assim, preparar-se para esse mundo que a cada minuto sofre transformações.
Assim, o Projeto de arte deverá garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos, representacionais e expressivos [...] entendemos arte, incorporando ações como ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, descobrir, exprimir, fazer, a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os refletindo, formando, transformando-os. (FUZARI E FERRAZ, 2001, P. 24).
Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizadas;
http://www.youtube.com/watch?v=QLbMnQLBO4c&feature=related
Material
folha A 4,
lápis HB para o esboço,
lápis de cor,
recortes de papel ou tecidos
tinta guache, etc.
Técnicas
Pintura, desenho, colagem
Deverão desenvolver um trabalho artístico de pintura, desenho ou colagem utilizando para a confecção do trabalho a escolha de uma obra de Tarsila do Amaral onde tirará idéias para desenvolver a sua.
Depois haverá um debate entre a turma e explicação da poética desenvolvida.
Referências
FERREIRA, Sueli. O ensino das artes construindo caminhos. Campinas: papirus.
BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: pluralidade cultural/orientação sexual. Brasília. DF, 1997. V.10.
FUZARI, Maria F. de Resende: FERRAZ Maria Heloísa. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS, Miriam Celeste: Guerra, Gisa Picosque M. Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: STD, 1998.
MORAES, Ana Lucia De; MACHADO; MONTEIRO, Maria Silvia - 300 propostas em artes visuais. Edições Loyola, 2004. 304 p.
Lindo seu trabalho Rosangela.
ResponderExcluirAbraço.