Projeto Interdisciplinar Virtual

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Blog desenvolvido para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 - UAb/UnB Professor José Alves Maia Teixeira Neto Centro de apoio virtual ao projeto interdisciplinar da disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 Discente:Rosângela Zardini Shinohara

Arquivo do blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

HISTÓRICO DO PROJETO



A disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 nos habilitou com  um alicerce  positivo de  instrução para a concepção, elaboração e desenvolvimento do Projeto em arte educação  que dialogou  com outro campo de conhecimento a escolha do discente e através desse Projeto adquirimos autonomia e prosseguimos na jornada prazerosa com resultados que nos surpreenderam. Eu escolhi como area de conhecimento a Arte e a História.

Assim, o projeto Arte e História na vida de Tarsila e o Modernismo foi executado e disponibilizado para os alunos da 2ª série do ensino médio de uma  escola estadual e se encontra disponibilizado em todas as suas fases nesse blog.                                                             

As etapas da disciplina para o desenvolvimento do projeto foi muito importante para o nosso aprendizado.


Histórico da disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino  e Aprendizagem colaborando para o nosso desenvolvimento e autonomia:

Semana 1- 12 março - 18 março

 Revisão dos Projetos Interdisciplinares de Ensino e Aprendizagem 1


Apresentamos o projeto desenvolvido na disciplina projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 1
Lemos a entrevista de Clarice Lispector com Augusto Rodrigues, participação no forum e respondemos as questões propostas.

Semana 2- 19 março - 25 março

Processos de Ensino e Aprendizagem em arte: possibilidades

Investigação sobre a Bahaus e a maneira de ver o ensino aprendizagem em arte. Forum. A seleção de uma imagem feita por mim e uma história sobre a conversa de Tom Jobim com Clarice Lispector.


Semana 3- 26 março - 1 abril

 Recorte temático interdisciplinar

Realizar uma produção artística com um dos poemas de Fernando Pessoa e mostrá-la no fórum

 Definir as áreas do conhecimento com as quais quer trabalhar e postar no forum Area de conhecimento.


Semana 4 - 2 abril - 8 abril

Pesquisa sobre o tema interdisciplinar escolhido

Assim, escolher o tema para desenvolver e um texto relacionado a disciplina escolhida. leitura da poesia Tabacaria para apreciação.
História e Arte na concepção do projeto foi a escolha certa . Trabalhar com Tarsila do Amaral é vivenciar o Brasil aos olhos que enxergavam as cores tropicais do pais.

Semana 5 - 9 abril - 15 abril

 Roteiro de criação de projeto interdisciplinar tematizado
                                                                                                                                                                 Leitura do capitulo 25 do livro Iniciação a Estética, Ariano Suassuna
Apreciação e pesquisa Um projeto educativo sobre cores.Participação do fórum Como ensinar por projetos.


Semana 6 - 16 abril - 22 abril

Metodologias em arte/educação

Apresentação do Roteiro  do meu projeto para a disciplina.
Pesquisa de blogs , videos e sites - outros caminhos.

Semana 7 - 23 abril - 29 abril

Apresentação dos projetos entre os colegas da disciplina e para a escola ou comunidade

Estudo de texto - De cabeça bem feita, Edgard Morin. 
Troca de idéias- o projeto apresentado no Fórum

Semana 8 - 30 abril - 6 maio

Versão final dos projetos, lista de providências e coleta de materiais na rede 

Entrega da versão final do projeto e as anotações de uma lista de materiais didáticos e recursos para utilizar durante o projeto Interdisciplinar.

Semana 9 - 7 maio - 13 maio

Criação de materiais didáticos para o projeto

O material didático desenvolvido para o Projeto. Desenvolvi uma cartilha sobre Tarsila e o Modernismo.
Apreciamos a Cartilha AnimaEscola.
Desenvolvemos a nossa Cartilha


Semana 10 - 14 maio - 20 maio

Ambiente virtual do projeto: blog de ensino-aprendizagem

A criação do blog Projeto Interdisciplinar Virtual e a entrega do link para apreciação.


Semana 11- 21 maio - 27 maio

 Ambiente real do projeto: escola ou comunidade em ação educativa

Fotos do local onde foi apresentado o projeto e essas fotos disponibilizadas no álbum Picasa
Confronto do real e irreal. Fotografia. Texto Pequena história da fotografia.Walter Benjamin.

Semana 12-  28 maio - 3 junho

Desdobramentos concretos da ação educativa

As próximas duas semanas, de 28 de maio a 10 de junho foi a realização concreta do projeto interdisciplinar na escola em que foi apresentado.
Divulgação do Blog. seguir o blog dos colegas e conhecer o projeto de cada um.

Semana 13 - 4 junho - 10 junho

Seleção de trabalhos para exposição local e virtual

Relato de experiencia de execução do Projeto postado no blog e enviado para a disciplina.

Semana 14 - 11 junho - 17 junho

Montagem e abertura da exposição

Exposição e apresentação do Projeto pelos discentes em aula presencial


Semana 15- 18 junho - 24 junho

Meu projeto, visto por mim


EXPOSIÇÃO DOS PROJETOS 

O encontro da Turma de Artes Visuais para a exposição dos projetos  foi agendado pela professora presencial Josane no dia 15 de junho  e apresentados pelos discentes através dos endereços dos  blogs desenvolvidos para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.
A interação dos discentes vivenciando cada projeto, explicando os detalhes de sua aplicação em sala de aula mereceu destaque  e através desses detalhes vivenciados pelos discentes trocamos idéias, sugestões e o processo de ensino/aprendizagem  se expandiu através das experiencias de cada um dos alunos ali presentes.
Primeiramente, foi apresentado a exposição do Projeto Arte e História na vida de Tarsila do Amaral e o Modernismo. Expliquei para os discentes que o projeto trouxe aprendizados e interação com a turma do ensino médio onde foi desenvolvido. Percebi que os alunos aprovam as visitas ao Laboratório de Informática,  que eles gostam de pesquisar os sites da Internet. O projeto desenvolvido trouxe  a colaboração positiva dos alunos ao responder o questionário, debater entre eles e desenvolver as pinturas.
Esses momentos foram eternizados através das fotos a seguir.
Espero concluir mais desdobramentos através desse projeto. Aplicar releituras utilizando as imagens das obras de Tarsila com programas para intervir nessas imagens (Gimp ou Photoshop). Utilizar temas do cotidiano através de votação à escolha dos alunos. Acredito que com sugestões dos próprios alunos a interação é mais positiva. Com a aprovação do tema pelo professor e a escolha dos alunos a aula fica mais dinâmica, instrutiva e colaborativa, incentivando-os para  o aprendizado.Uma idéia original e que gostei muito partiu da discente Helenice que sugeriu comparar as Telas de Tarsila com o nosso cotidiano barretense. Através dessa sugestão a sala toda colaborou conforme os acessos as imagens disponibilizadas no site do Blog.  A tela  O Sono com a Avenida dos Coqueiros, O Touro com a estátua do Touro Bandido, etc.
Depois de minha apresentação o Projeto sobre Arte e Tecnologia desenvolvido pala discente Simone detalhando  o programa Gimp e vivenciado com sua aplicação na Sala de Informatica para alunos do EJA trouxeram aprendizados com a explicação do  programa.  Logo após a apresentação da discente Helenice detalhando sobre a Geometria e Arte e sua interação  com os alunos  do EJA. Achei muito interessante e os alunos gostaram muito pelas fotos apresentadas do resultado do projeto. Com certeza jamais esquecerão essa aula que vivenciaram.
Finalmente, a discente Elaine apresentando seu projeto de Desenhos  e Arte com  crianças, muito instrutiva sua apresentação.Falarei sobre o seu Projeto em minha escolha.
    
    
     


                                Apresentação do Projeto em aula presencial nas fotos abaixo:


























Um comentário:

  1. Muito lindo seu trabalho Rosângela, esteticamente muito bem feito e as colocações das leituras também.
    Seu trabalho foi o que eu escolhi para analisar.
    Abraço.

    ResponderExcluir