Projeto Interdisciplinar Virtual

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Blog desenvolvido para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 - UAb/UnB Professor José Alves Maia Teixeira Neto Centro de apoio virtual ao projeto interdisciplinar da disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 Discente:Rosângela Zardini Shinohara

Arquivo do blog

domingo, 10 de junho de 2012

RELATO DE EXPERIENCIA


Relato de experiência

O Projeto Arte e História na vida de Tarsila e o Modernismo foi realizado na Escola Estadual Mário Vieira Marcondes para alunos do 2ª série do Ensino Médio.


Esse projeto foi elaborado para dar oportunidades aos alunos de terem um contato mais próximo do contexto histórico do movimento conhecido como Modernismo, da pintora Tarsila do Amaral, sua vida e trajetória, tendo acesso a imagens e leituras de suas obras disponibilizadas nos sites visitados, como também despertar o aluno  para a troca de conhecimentos, adquirir  experiências com o intuito de desenvolvimento, informação e aprendizado.


Através da história temos conhecimentos das ações desenvolvidas pelo homem e os resultados obtidos por meio dessas ações é bem caracterizado com o Modernismo, pois a liberdade de criação e expressão  mudou a história da arte no país.

Tarsila do Amaral pintou essa época com cores vivas a brasilidade do nosso país. Através do Projeto Interdisciplinar e das visitas a sala de informática os alunos acompanharão a história do Modernismo e de Tarsila do Amaral,   ampliando assim, o repertório das linguagens da arte. 

A arte é um compromisso histórico cultural que envolve múltiplas linguagens, estas linguagens podem trazer reflexões que questionam os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos. Sintoma de uma insatisfação, cada obra de arte traz embutida uma crítica à própria noção de arte e pode mesmo modificar aquilo que entendemos por arte. (FARIAS, 2002, p. 14).
              
Na sala de aula  foi explicado para os alunos sobre o Modernismo e a livre expressão  que surgiu no Brasil com a pintora Tarsila do Amaral e que uma pesquisa no Laboratório de Informática (anteriormente agendado para o seu uso)  seria realizada para que os alunos tivessem acesso à vida e as obras dessa grande pintora.
       
Vivenciar o projeto tem sido uma experiência gratificante e os alunos do ensino médio têm mostrado interesse pela disciplina e em visitar a Sala de Informática para acessar os sites propostos juntamente com a professora da sala e eu. 

Foram disponibilizados para os alunos os sites de pesquisa como facilitadora do ensino/aprendizagem.

O questionário e as perguntas do material didático foram apresentados aos alunos e debatido em sala de aula. As imagens foram desenvolvidas misturando alguns detalhes de suas obras.

Objetivos Gerais

Conscientizar e sensibilizar os alunos que a obra de arte tem como testemunho histórico-cultural assinalar aspectos da evolução humana, envolvendo um registro dos sentimentos estéticos da visão do artista, transmitindo assim, uma mensagem diante dos acontecimentos que o envolveram,   


Através da internet  e de sites de arte apresentar referencias da pintora Tarsila do Amaral e suas pinturas mostrando a história de um Brasil que buscou o desenvolvimento de sua cultura e tendência e que a arte nacional a partir desse momento ganhou uma feição mais brasileira e de cores vivas.


 Objetivos específicos

 Compreender  a história do Modernismo e da pintora Tarsila do Amaral e contato com as suas obras nos sites disponibilizados na Sala de Informática.

Despertar o aluno  para a troca de conhecimentos ao desenvolver a leitura, a interpretação e com isso, adquirir  experiências com o intuito de desenvolvimento, informação e aprendizado.

Exercitar a livre expressão através das linguagens de arte estudadas, articulando a percepção, a imaginação e a reflexão. (priorizando as linguagens visuais).

 Identificar as possibilidades de variadas interpretações artísticas a respeito dos temas estudados (uma descrição sobre a imagem para que  transmitam suas impressões e debate sobre o tema). 


Público alvo 

O Projeto se dirige a alunos  da faixa etária de 15/16 anos - Conhecimentos e reflexões quanto à história do Modernismo, entendimento melhor sobre leitura de imagens e a história da pintora Tarsila do Amaral.

Assim, o Projeto de arte deverá garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos, representacionais e expressivos [...] entendemos arte, incorporando ações como ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, descobrir, exprimir, fazer, a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os refletindo, formando, transformando-os. (FUZARI E FERRAZ, 2001, P. 24).

Segundo os PCNS conhecer arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. 




1º momento - Chegada à sala de aula


2º momento - Explicação da matéria


3° momento - Visita ao Laboratório de Informática  e aos sites disponibilizados para os alunos                                                                                   


4º momento - Debate em sala de aula                                            


5° momento - desenvolvimento da pintura. 




                                                               Conclusão

Para desenvolver o Projeto e os alunos tomarem conhecimento de todas as etapas a visita com a turma a Sala de Informática para acessar os sites propostos como facilitador do ensino/ aprendizagem torna-se primordial.

As experiências visuais e históricas desenvolvidas na sala de Informática trouxeram importantes resultados colaborando com o aluno na construção de um olhar sensível, crítico e questionador  no desenvolvimento da livre expressão.

Ao inserir imagens de pintura de Tarsila do Amaral da Internet e estudar a historia do Modernismo, o computador torna-se um importante  veiculo para aprendizagem e o professor deve acompanhar as tecnologias que estão ao seu dispor, deve se aprimorar fazendo cursos regularmente e assim, preparar-se para esse mundo que a cada minuto sofre transformações.


Assim, o Projeto de arte colaborou para que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos, representacionais e expressivos [...] entendemos arte, incorporando ações como ver, ouvir, mover-se, sentir, pensar, descobrir, exprimir, fazer, a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os refletindo, formando, transformando-os. (FUZARI E FERRAZ, 2001, P. 24). 



 Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizadas;


http://www.tarsiladoamaral.com.br/index.html                                            

http://www.youtube.com/watch?v=QLbMnQLBO4c&feature=related                                                                                  

Material


folha A 4,
lápis HB para o esboço,
lápis de cor, 
tinta guache, etc. 



Técnicas


Pintura, desenho.


Deverão desenvolver um trabalho artístico de pintura, desenho ou colagem utilizando para a confecção do trabalho a escolha de uma obra de Tarsila do Amaral ou alguns detalhes onde tirarão idéias para desenvolver a sua pintura.


Debate entre a turma utilizando o questionário disponibilizado no material didático.




1º momento


Minha chegada à sala de aula. Eu e a professora de artes Ana Claudia Santos.











2° momento




Explicação sobre o projeto que será pesquisado na internet com a visita ao laboratório de informática.







3º Momento


Laboratório de Informática
Fotos tiradas na aula do dia seguinte.
Pedi para os alunos lerem em voz alta os parágrafo dos textos juntamente com a professora e eu.
Acessando a Internet
















Referências  

FERREIRA, Sueli. O ensino das artes construindo caminhos. Campinas: papirus.

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: pluralidade cultural/orientação sexual. Brasília. DF, 1997. V.10.

FUZARI, Maria F. de Resende: FERRAZ Maria Heloísa. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINS, Miriam Celeste: Guerra, Gisa Picosque M. Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: STD, 1998.

MORAES, Ana Lucia De; MACHADO; MONTEIRO, Maria Silvia - 300 propostas em artes visuais. Edições Loyola, 2004. 304 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário